sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Cazuza, em verdade, era um marginal



Marginal, sim, pois Cazuza foi uma pessoa que viveu à margem da sociedade, pelo menos uma sociedade que tentamos construir (ao menos eu) com conceitos de certo e errado. No filme, vi um rapaz mimado, filhinho de papai que nunca precisou trabalhar para conseguir nada, já tinha tudo nas mãos. A mãe vivia para satisfazer as suas vontades e loucuras. O pai preferiu se afastar das suas responsabilidades e deixou a vida correr solta.

São esses pais que devemos ter como exemplo?

Cazuza só começou a gravar pois o pai era diretor de uma grande gravadora.

Existem vários talentos que não são revelados por falta de oportunidade ou por não terem algum conhecido importante.

Cazuza era um traficante, como sua mãe revela no livro, admitiu que ele trouxe drogas da Inglaterra, um verdadeiro criminoso. Concordo com o juiz Siro Darlan quando ele diz que a única diferença entre Cazuza e Fernandinho Beira-Mar é que um nasceu na zona sul e outro não.

Fiquei horrorizada com o culto que fizeram a esse rapaz, principalmente por minha filha adolescente ter visto o filme. Precisei conversar muito para que ela não começasse a pensar que usar drogas, participar de bacanais, beber até cair e outras coisas fossem certas, já que foi isso que o filme mostrou.

Por que não são feitos filmes de pessoas realmente importantes que tenham algo de bom para essa juventude já tão transviada? Será que ser correto não dá Ibope, não rende bilheteria?

Como ensina o comercial da Fiat, precisamos rever nossos conceitos, só assim teremos um mundo melhor.

Devo lembrar aos pais que a morte de Cazuza foi consequência da educação errônea a que foi submetido. Será que Cazuza teria morrido do mesmo jeito se tivesse tido pais que dissesem NÃO quando necessário?

Lembrem-se, dizer NÃO é a prova mais difícil de amor .

Não deixem seus filhos à revelia para que não precisem se arrepender mais tarde. A principal função dos pais é educar. Não se preocupem em ser 'amigo' de seus filhos. Eduque-os e mais tarde eles verão que você foi a pessoa que mais os amou e foi, é, e sempre será, o seu melhor amigo, pois amigo não diz SIM sempre.'

Karla Christine
Psicóloga Clínica

Fonte:http://www.conteudo.com.br/studart/cazuza-em-verdade-era-um-marginal/?searchterm=Mar

21 comentários:

  1. Essa doida é uma idiota que não sabe diferi a pessoa do cazuza para o poeta cazuza, acho que ela tem algum problema mental e precisa de um psiquiatra.

    ResponderExcluir
  2. casuza era um genio que via a vida de um modo diferentebem como vc bem disse as margens da sociedade.isso porque ele era um genio fora de suaa epoca ele tinha uma mente aberta para as imperfeiçoes do mundo tentava contornala com o seu jeito de ser ...

    ResponderExcluir
  3. sua idiota, cazuza foi uma das melhores vozes que esse país já viu... ele era apenas um poeta diferente, se você não gosta do talento dele, guarde a sua opinião pra si mesma.. e vai tomar no cú....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podia ter a melhor voz, mas era um louco alucinado e drogado... E o que ganhou com isso?

      Excluir
  4. Quero te pedir desculpa pela falta de educação e destempero desses comentários absurdos fiquei chocado,pois bem eles só fazem ver que vc tem toda razão,eu era adolescente nos anos 80 já nessa epoca as pessoas não o viam como gênio nem tão pouco um brilhante poeta,o que havia é que a imprensa não invadia a vida dos artista como hoje, escondiam o seu lado obscuro,mas hoje com internet é estranho ver um jovem tão alienado e tão mal informado sem conteudo,realmente é triste ver uma geração qu diante de tanta informção se perdem,ao contrario de outras gerações que chamavam de geração perdida e alienada mais que saiam em busca das suas verdades para formar o seu carater.

    ResponderExcluir
  5. Ele foi e continua sendo um péssimo exemplo para nossos jovens... Desde quando usar drogas é viver na garra é educação e conduta de vida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o cazuza tinha vergonha de ser filho de dono de gravadora e temia em ser roilado como filhinho de papai, ele era um ser social, tinha amigos da baixada ao leblon, porém ele odiava o mundo que vivia, principalmente naquele periodo sombrio pós-ditatura, a rebeldia inocente dele e dos amigos ( bem retratada no filme ) era fumar, cheirar, beber, ficar alucinado, fora da caixinha.
      a inteligencia politica dele era pouca,mas a sabedoria e a intimidade dele com as palavras era singular, traduzia um sentimento atual mesmo depois de 30 anos,
      ele escancarava com a ousadia dele uma realidade, a que ele vivia, fechava e abria bares, gastava tardes no mar, no entanto era um homem feliz. amava viver.
      ele morreu por amar, não gostava de sentir medo, sempre tão criança, seu " sex and drougs" não teve rock roll mesmo.
      doutora eu tenho 16 anos, por um acaso infeliz li essa sua critica mesquinha, e ao contrario do seu dito eu já vi quase 20 vezes o filme biográfico "cazuza: o tempo não para" e nunca fumei nada ( já tive oportunidades ), nunca cherei ou injetei. o cazuza é meu herói.
      ele era humano, sincero, fez questão de ser o que disse num apelo " Brasil mostra tua cara ", disse Brasil contrai o virus maldito da decada.
      agora me poupe de chamá-lo de marginal, a senhora que possui um cérebro mofado, conservador e etúpido ao publicar uma falácia dessas

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Acontece que aqui na internet, todos devem ter a opinião da maioria, caso contrário, descem a lenha, então, a psicóloga não pode se manifestar? Respeitem todas as opiniões, Cazuza, nunca foi poeta, escrevia letras que pessoas simpatizantes dele se identificavam, foi um péssimo exemplo, não tem essa de pessoa e artista, é um só, durante sua vida não fez nada que preste, desde o uso indiscriminado de drogas, orgias, falta de respeito com seus pais, revejam seus conceitos com o que chamam de poeta, de tanto o chamarem de poeta, a grande massa agora o idolatra como tal.

      Excluir
  6. Que poeta que nada... Um alucinado que vivia nas drogas e orgias da vida! Isso é conceito de um poeta?

    ResponderExcluir
  7. Quando falamos de cazuza, me vem a cabeça suas musicas, suas poesias! Quando você diz drogado, me vem a cabeça o ser humano em si. Agenor! Soa coisas, distintas!

    ResponderExcluir
  8. concordo com todos, essa mulher nao tem cérebro, cazuza foi a melhor coisa que aconteceu na minha geração, meus pa´s sempre me deram liberdade de fazer o que eu quisesse, eu tive um monte de amigos que usavam drogas, eu nunca usei,o mundo é livre, e o cazuza ele pegou HIV por ser uma doença desconhecida, era uma época de poucas informações. ninguem sabia o que era AIDS, por isso as pessoas foram contaminas, tem pessoas que não usa droga, que tiveram HIV, sinto muito voce como psicologa é uma negação, onde voce comprou seu diploma , voce so fala merda

    ResponderExcluir
  9. Cazuza foi um otimo poeta e musico.mas seus exemplos fica a cada um ver o que e melhor musicalmente otimo mas exemplo fica dificil

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Na minha opinião, Cazuza só fica atrás de Raul Seixas e de Renato Russo como compositor. O cara era muito talentoso, é fato; você pode gostar ou não; eu gosto muito como artista, mas como pessoa deixa muito a desejar; muito disso por uma criação errada, foi uma criança mimada e virou um adulto arrogante, que achava que o mundo é o seu umbigo. Ele foi vítima de uma doença potencialmente fatal na sua época, mas que seu estilo de vida empurrou ele mais rápido pra cova, só quem é cego não enxerga. Tomar AZT com uísque é complicado. Greg Louganis (uma lenda da natação) foi diagnosticado com hiv na mesma época de Cazuza (final da década de 80) e está com 61 anos hoje e saudável. Na minha opinião concluo que: como artista era brilhante, como pessoa era medíocre.

    ResponderExcluir
  13. As pessoas hoje em dia não sabem respeitar a opinião dos outros

    ResponderExcluir
  14. Gosto de algumas músicas do Cazuza. Achava um cara super inteligente apesar de rebelde sem causa ...enfim concordo com a psicóloga no quesito de que não só Cazuza mas VÁRIOS artistas fazem e fizeram coisas que não são boas e para os adolescentes é perigoso, pq ainda não tem uma opinião formada e precisam experimentar e com maus exemplos podem se dar mal.
    Enfim essa é a MINHA OPINIÃO!

    ResponderExcluir