segunda-feira, 30 de março de 2009

"Sou um depressivo, entristecido, angustiado."

Recentemente, um amigo muito querido me mandou um mail com as seguintes palavras:
"(...)estamos vivendo dilemas muito semelhantes. Uma profissão que desgasta até o talo, que nos despersonaliza, mas que nos traz o conforto e também para os nossos. Também estou tomando citalopran e rivotril como tratamento de uma angústia crônica que se abateu em mim. Eu hoje não sou mais aquele cara extrovertido como era em nossa época. Sou um depressivo, entristecido, angustiado. E se parar para analisar isso tudo, não existe um motivo real para isso."

Meu querido amigo e leitores, a angústia vem quando tomamos noção do que realmente somos. Após esta terrível descoberta, vem o desespero, pois assim como nós, existem outros bilhões espalhados pelo planeta. Houve somente uma excessão: Jesus, Deus encarnado homem!

HOMO HOMINI LUPUS EST ( o homem é lobo do homem) é uma setença proferida por Thomas Hobbes(na realidade popularizada por ele). Se é uma sentença, logo estamos condenados a nós mesmo.

Somos como porcos-espinhos tentando se aquecer, em comunidade, no inverno. Já imaginaram como isso é possível?

Mais uma vez repito, não sou MISANTROPO por opção ou modismo, mas porque nossa própria natureza impõe que o sejamos. No meu caso, agravou-se quando graduei-me em teologia e diante do que é Perfeito, Infinitamente Bom, Justo e Agape minha noção de miserabilidade me levou a um poço de tristeza e desilusão.

Deus salvou-me de mim mesmo. A paroxetina, elevou meu nível de serotonina devido ao bloqueio de sua recaptação e o clonazepam, aquietou meu coração por entorpecer meu hipocampo.

"E se parar para analisar isso tudo, não existe um motivo real para isso". Existe sim, meu amigo. A razão disso tudo é a vontade! Observe a dialética terrível dessa "roda da morte":

A vontade leva à ansiedade de satisfazer o desejo. A cada minuto ansiamos e ansiamos, trabalhamos, lutamos para satisfazer única e exclusivamente a nossa vontade. Depois que conseguimos, o que vem após? Outro objetivo,a vontade renasce! Ela ,meu amigo, é uma fenix insaciável...

Não se culpe por você estar vivendo angustiado e entristecido porque teve que assumir responsabilidades cedo. Você amadureceu com isso.

Outras causas teológico-filosoficas sobre infelicidade e afins, postarei em um outro momento. Por hora, fique com o pensamento de que " nada detém a marcha inexorável do tempo." Tudo passa...





2 comentários:

  1. querido amigo, seus textos são belos. Creio que dentro em pouco você se transforme num filósofo cristão, dado esse conhecimento enciclopédico e também teológico.
    Gosto muito da sua corrente de pensamento pois expões o pensamento sem as afetações nem a tentativa insistente de convencer pessoas de um ponto de vista. Continue assim. Descortinar o mistério é estimular a pensar e não impor pensamento.
    A angústia pode trazer grandes descobertas.
    Vc está em meu coração batendo de maneira forte. Pois nossa ligação é pura e fraterna.
    Um grande abraço
    Blog de Um Brasileiro

    ResponderExcluir
  2. Veja o vídeo "Tristeza e Solidão" do Laércio Fonseca... é um bálsamo que abre o terceiro olho, da sabedoria. Paz e luz!

    ResponderExcluir